De acordo com uma pesquisa da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, beber um copo de suco 100% de frutas ou smoothie como parte da orientação 5 por dia do Reino Unido pode ajudar no bem-estar mental.
Num ensaio clínico randomizado, adultos que normalmente comem relativamente poucas frutas e vegetais encontraram apoio para aumentar a sua ingestão. Alguns participantes também foram convidados a incluir um copo de suco de fruta ou smoothie por dia enquanto trabalhavam para atingir a meta de 5 por dia.
Após quatro semanas, ambos os grupos aumentaram a quantidade de frutas e vegetais consumidos. No entanto, os participantes que incluíram sucos de frutas ou smoothies também tiveram pontuações mais baixas de depressão.
Resultados revisados por pares foram publicados Jornal Britânico de Nutrição E financiado pelo Center for Fruit Juice Science. Os pesquisadores dizem que os resultados fornecem evidências de que mudanças dietéticas relativamente simples e práticas podem beneficiar a saúde mental.
A doutora Courtney Neal, que concluiu o estudo na Universidade de Newcastle e agora está na Universidade de Liverpool, disse: “Embora a maioria das pessoas saiba que comer cinco vezes ao dia pode ser bom para a saúde, muitas pessoas lutam para fazê-lo.
“Nosso estudo mostrou que quando as pessoas com baixo consumo de frutas e vegetais recebiam apoio financeiro e educacional direcionado para superar as barreiras comuns para comer às 5 da manhã, elas eram capazes de fazer mudanças significativas em suas dietas. Descobrimos que soluções simples e econômicas, como beber um pequeno copo de suco de frutas 100% ou smoothie diariamente, podem ajudar as pessoas a chegar às 5 da manhã, com benefícios potenciais para o bem-estar mental.”
Atingindo a meta de 5 dias
Comer as quantidades recomendadas de frutas e vegetais inteiros reduz o risco de doenças crônicas e melhora a saúde a longo prazo. Apesar desses benefícios, apenas 1 em cada 5 (17%) adultos no Reino Unido e apenas 1 em cada 10 adolescentes cumprem actualmente a recomendação de 5 dias por dia.
Todos os participantes do estudo de 4 semanas comeram duas ou menos porções de frutas e vegetais por dia quando o estudo começou. Os participantes receberam apoio destinado a ajudá-los a aumentar a ingestão para 5 por dia.
Alguns participantes foram instruídos a atingir esse objetivo usando apenas frutas e vegetais inteiros. Outros aumentaram a ingestão de frutas e vegetais inteiros, bem como beberam um copo de suco de frutas ou smoothie todos os dias.
Os pesquisadores avaliaram as mudanças de humor por meio de questionários validados que medem os sintomas de ansiedade e depressão. Os participantes que consumiram sucos de frutas e smoothies com frutas inteiras apresentaram escores de depressão mais baixos do que o grupo controle.
A pontuação deles na escala de 27 pontos foi 2,52 pontos menor, uma diferença que os pesquisadores descreveram como modesta, mas estatisticamente significativa.
A ingestão de fibras também aumentou
Os recordatórios alimentares concluídos durante o estudo mostraram que ambos os grupos de intervenção aumentaram a ingestão diária de fibras em cerca de 8 a 10 gramas.
Essa descoberta indica que a adição de suco não impediu os participantes de incluir outras frutas e vegetais ricos em fibras em suas dietas.
O estudo incluiu 42 participantes. Apesar das preocupações sobre o teor de açúcar no sumo de fruta, os investigadores não encontraram efeitos adversos nos marcadores metabólicos de saúde após quatro semanas naqueles que consumiram sumo de fruta ou smoothies como parte da intervenção.
Oliver Shannon, professor de nutrição e envelhecimento na Universidade de Newcastle e um dos autores seniores do estudo, disse: “Dadas as atuais pressões sobre o custo de vida no Reino Unido, o preço dos produtos frescos é muitas vezes uma barreira para as pessoas que tentam comer mais frutas e vegetais. Nosso estudo mostra que beber um copo de suco de frutas ou smoothie diariamente pode ser parte da solução e ajudar as pessoas a atingir a meta de 5 frutas e vegetais por dia.
“A descoberta de que os consumidores de sumo de fruta reduziram os níveis de depressão é promissora e merece uma exploração mais aprofundada, particularmente em indivíduos com problemas de saúde mental. Ela apoia estudos que relatam melhorias no fluxo sanguíneo cerebral e na função cognitiva depois de as pessoas beberem sumos de citrinos. Mudanças simples na dieta – como aumentar a ingestão de fruta, incluindo um copo de sumo diariamente – podem desempenhar um papel no apoio ao bem-estar mental.”
Como o estudo foi conduzido
O ensaio de 4 semanas envolveu 42 pessoas que consumiam duas ou menos porções de frutas e vegetais por dia no início da pesquisa. Os participantes foram distribuídos aleatoriamente em um dos três grupos.
O primeiro grupo consistiu em 14 pessoas que serviram como controle e foram solicitadas a continuar comendo sua dieta normal.
O segundo grupo de 14 participantes recebeu apoio para aumentar o consumo de frutas e vegetais para 5 por dia, utilizando apenas frutas e vegetais inteiros.
Os 14 participantes restantes também foram incentivados a comer cinco porções de frutas e vegetais inteiros por dia, mas também beberam um copo de suco de frutas ou smoothie todos os dias.
Todos os três grupos receberam £ 10 por semana. Os participantes dos Grupos 2 e 3 também receberam materiais educativos destinados a ajudá-los a fazer as mudanças alimentares recomendadas.
Os pesquisadores avaliaram o humor dos participantes por meio de questionários validados para ansiedade (GAD-7 – Transtorno de Ansiedade Generalizada 7) e depressão (PHQ-9 – Patient Health Questionnaire-9).
O grupo de suco de frutas e smoothies teve pontuação estatisticamente significativamente menor nos marcadores de depressão do que o grupo de controle. As pontuações na escala de 27 pontos foram 2,52 pontos mais baixas no grupo de suco de frutas do que no grupo de controle – uma pontuação média ajustada de 5,45 no grupo de controle e 2,93 pontos mais baixa entre os participantes que incluíram suco de frutas.
Os participantes também completaram quatro recordatórios alimentares durante o estudo, relatando o que haviam comido nas 24 horas anteriores. Com base nesses registros, estimou-se que ambos os grupos de intervenção aumentaram a ingestão diária de fibras em 8 a 10 gramas.



