O consumo excessivo de álcool está consistentemente associado a problemas de saúde, independentemente do tipo de álcool que uma pessoa ingere. Em baixos níveis de consumo, os efeitos para a saúde podem variar dependendo da bebida, de acordo com pesquisa apresentada na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology (ACC.26).
As descobertas, baseadas em dados de mais de 340 mil adultos no Reino Unido, apoiam evidências anteriores que sugerem que menos consumo de álcool é geralmente melhor para a saúde. Eles também analisam mais de perto como o consumo de quantidades baixas e moderadas de álcool pode estar associado a resultados diferentes, dependendo se as pessoas consomem vinho, cerveja, cidra ou destilados.
“Esses resultados vêm da população em geral e, em alguns grupos de alto risco, como aqueles com doenças crônicas ou condições cardiovasculares, o risco pode ser ainda maior”, disse Zhangling Chen, MD, PhD, professor do Segundo Hospital Jiangnya da Universidade Centro-Sul na China e autor sênior do estudo.
Rastreando o consumo de álcool e a mortalidade
Os investigadores examinaram dados sobre os hábitos de consumo e mortalidade de 340.924 adultos que participaram no estudo UK Biobank entre 2006 e 2022. Os participantes preencheram um questionário dietético quando entraram no estudo, e os investigadores dividiram-nos em quatro grupos de acordo com a quantidade de álcool puro que consumiam todos os dias e semanas.
Para referência, uma lata de cerveja de 12 onças, um copo de vinho de 5 onças e uma dose de 1,5 onças de destilados contêm, cada um, cerca de 14 gramas de álcool puro. Pessoas que bebem menos de 20 gramas por semana (cerca de 1,5 bebidas padrão) foram classificadas como nunca bebedoras ou bebedoras ocasionais. Homens que consomem entre 20 gramas de álcool por semana e 20 gramas por dia e mulheres que consomem entre 20 gramas por semana e 10 gramas por dia são considerados consumidores de baixo teor de álcool.
Uma ingestão diária de 20 gramas a 40 gramas (cerca de 1,5 a três bebidas padrão) para homens e 10 gramas a 20 gramas para mulheres foi considerada moderada. O consumo diário de mais de 40 gramas (cerca de três doses) para homens e 20 gramas (cerca de 1,5 doses) para mulheres foi considerado elevado. Os pesquisadores acompanharam os resultados de saúde dos participantes por uma média de mais de 13 anos.
Beber em excesso aumenta risco de morte
Em comparação com pessoas que nunca ou raramente beberam álcool, o grupo de alto consumo tinha 24% mais probabilidade de morrer por qualquer causa. Eles tinham 36% mais probabilidade de morrer de câncer e 14% mais probabilidade de morrer de doença cardíaca.
Em níveis baixos e moderados de consumo de álcool, surgiu um padrão diferente dependendo do tipo de álcool consumido. Bebidas espirituosas, cerveja e cidra foram associadas a um risco significativamente maior de morte, enquanto níveis semelhantes de consumo de vinho foram associados a um risco significativamente menor.
Contradições também foram observadas em mortes por doenças cardíacas. Os bebedores moderados tinham um risco 21% menor de morrer de doenças cardíacas do que os que nunca beberam ou os bebedores ocasionais. Em contraste, consumir níveis ainda baixos de bebidas espirituosas, cerveja ou cidra foi associado a um risco 9% maior de morte cardiovascular em comparação com o consumo ocasional ou moderado.
“Nossas descobertas ajudam a esclarecer evidências anteriormente confusas sobre o consumo baixo a moderado de álcool”, disse Chen. “Essas descobertas podem ajudar a refinar as orientações, enfatizando que os riscos do álcool para a saúde dependem não apenas da quantidade de álcool consumida, mas também do tipo de bebida. A ingestão baixa a moderada de destilados, cerveja ou cidra também está associada a taxas de mortalidade mais altas, enquanto a ingestão baixa a moderada de vinho pode ter um risco menor”.
Por que os vinhos podem apresentar um padrão diferente?
Segundo os pesquisadores, vários fatores podem ajudar a explicar por que os resultados diferiram dependendo do tipo de bebida. O vinho tinto contém compostos, como polifenóis e antioxidantes, que podem proporcionar benefícios cardiovasculares.
Os hábitos de consumo e o estilo de vida também podem desempenhar um papel importante. O vinho é frequentemente consumido com alimentos e é preferido por pessoas com dietas de alta qualidade e comportamentos saudáveis em geral. Bebidas espirituosas, cerveja e cidra são normalmente consumidas fora das refeições e foram associadas a uma pior qualidade geral da dieta e a outros factores de risco no estilo de vida.
“Tomados em conjunto, estes factores sugerem que o tipo de álcool, a forma como é consumido e os comportamentos de estilo de vida associados contribuem para as diferenças observadas no risco de mortalidade”, disse Chen.
Limitações importantes do estudo
Os pesquisadores ajustaram sua análise para uma ampla gama de fatores, incluindo dados demográficos, status socioeconômico, estilo de vida, fatores cardiometabólicos e histórico familiar de diabetes, doenças cardíacas e câncer.
No entanto, o estudo foi observacional, o que significa que não foi possível estabelecer que um determinado tipo de álcool causou diretamente a diferença no risco de mortalidade. Os pesquisadores disseram que ensaios randomizados de alta qualidade poderiam ajudar a esclarecer os efeitos do consumo de álcool na saúde.
O consumo de álcool no início do estudo também se baseou nos hábitos de consumo auto-relatados pelos participantes, pelo que a análise não teve em conta alterações no consumo de álcool ao longo do tempo. Além disso, os participantes do UK Biobank são mais saudáveis do que a população em geral, o que pode limitar a ampla aplicabilidade dos resultados.
Apesar dessas limitações, o grande número de participantes e o longo período de acompanhamento proporcionaram poder estatístico adequado ao estudo. Ao examinar a quantidade e o tipo de álcool consumido em vários resultados de mortalidade, os resultados fornecem uma visão mais detalhada e matizada do álcool e da saúde do que muitos estudos anteriores, disseram os investigadores.



