Pessoas com pré-diabetes que recuperam os níveis de açúcar no sangue para níveis normais podem reduzir significativamente as chances de desenvolver problemas cardiovasculares, de acordo com uma nova pesquisa do King’s College London. Lancet Diabetes e Endocrinologia.
Estudos demonstraram que reverter o pré-diabetes através da normalização dos níveis de glicose no sangue está associado a uma redução superior a 50% no risco de morrer de doença cardiovascular ou de ser hospitalizado por insuficiência cardíaca.
As descobertas são particularmente dignas de nota porque estudos recentes sugeriram que as mudanças no estilo de vida por si só, como fazer mais exercício, perder peso e melhorar a dieta, não reduzem o risco cardiovascular em pessoas com pré-diabetes.
Tomados em conjunto, os resultados apontam para a remissão da pré-diabetes como um novo alvo potencialmente poderoso para prevenir doenças cardíacas e melhorar os resultados de saúde a longo prazo. As descobertas também podem afetar a forma como os médicos abordam o tratamento de pessoas com pré-diabetes.
“Este estudo desafia uma das maiores suposições da medicina preventiva moderna. Durante anos, as pessoas com pré-diabetes foram informadas de que perder peso, praticar mais exercícios e ter uma alimentação saudável as protegeria de ataques cardíacos e morte precoce. Embora essas mudanças no estilo de vida sejam sem dúvida valiosas, as evidências não sustentam que elas reduzam os ataques cardíacos ou a mortalidade associados ao pré-diabetes. A mortalidade pode ser reduzida. Eventos cardíacos fatais, insuficiência cardíaca e mortalidade por todas as causas”, explicou o autor principal do estudo, Dr. Andreas Birkenfeld, leitor de Diabetes, King’s College London e Hospital Universitário de Tübingen.
O pré-diabetes afeta mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo
O pré-diabetes ocorre quando os níveis de açúcar no sangue estão elevados, mas não o suficiente para atender aos critérios para diabetes tipo 2. Embora muitas pessoas com pré-diabetes acabem desenvolvendo diabetes tipo 2, a condição em si está associada a um risco maior de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de morte em todo o mundo.
A condição é extremamente comum. Uma em cada cinco pessoas no Reino Unido tem diabetes ou pré-diabetes. Nos Estados Unidos, mais de um em cada três adultos são afetados, enquanto na China o número chega a quatro em cada dez. Os pesquisadores estimam que mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo têm pré-diabetes.
Estudos de longo prazo revelam benefícios cardíacos crônicos
Andreas Birkenfeld do King’s College London e do University Hospital Tübingen, reexaminou dados de dois grandes estudos de prevenção do diabetes: o Estudo de Resultados do Programa de Prevenção de Diabetes dos EUA (DPPOS) e o Estudo de Resultados de Prevenção de Diabetes DaQing Chinês (DaQingDPOS).
Ambos os estudos acompanharam pessoas com pré-diabetes durante décadas e incluíram intervenções como aumento da atividade física e hábitos alimentares saudáveis.
Os pesquisadores descobriram que os participantes que eliminaram o pré-diabetes tiveram um risco 58% menor de morte cardíaca ou hospitalização por insuficiência cardíaca. Este benefício ficou evidente décadas depois que os níveis de glicose no sangue voltaram ao normal, sugerindo que o efeito da normalização da glicose pode ser duradouro.
A análise também mostrou que aqueles que reverteram o pré-diabetes tiveram um risco 42% menor de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e outros eventos cardiovasculares importantes.
É importante ressaltar que os resultados foram consistentes nas populações de estudo dos EUA e da China.
Por que a remissão do pré-diabetes pode ser mais importante do que apenas as mudanças no estilo de vida
Uma análise anterior do mesmo estudo descobriu que as intervenções no estilo de vida combinadas com o aumento do exercício e uma dieta saudável não reduziram significativamente o risco de doenças cardiovasculares.
Segundo os pesquisadores, isso indica que simplesmente retardar o desenvolvimento do diabetes pode não ser suficiente para proteger o coração. Melhorias metabólicas significativas, como a remissão do pré-diabetes, podem ser necessárias para produzir benefícios cardiovasculares substanciais.
“Os resultados do estudo significam que a remissão do pré-diabetes pode estabelecer-se – juntamente com a redução da pressão arterial, a redução do colesterol e a cessação do tabagismo – como a quarta principal ferramenta de prevenção primária que realmente previne ataques cardíacos e morte”, acrescentou o Dr. Birkenfeld.
Colaboração internacional em pesquisa
A pesquisa faz parte da TransCampus Partnership, uma colaboração de longo prazo entre o King’s College London e a TUD Dresden University of Technology.
“TransCampus é uma parceria única estabelecida pelo King’s College London e pela TUD Dresden University of Technology como uma parceria estratégica internacional baseada no conceito de verdadeira colaboração e uma forte dedicação à colaboração em todos os campos. Impulsionada por ideias compartilhadas, valores e dedicação à pesquisa e educação, a TransCampus permite a integração de tarefas tradicionais, o compartilhamento de recursos por pesquisadores. Combinando seus pontos fortes e promovendo projetos transnacionais e transferência de conhecimento”, disse o professor Stefan Bornstein, reitor da Transcampus.



