Perto da estação de metrô Holborn, ouvi a música mais valiosa do dia. “Aqui está a nossa mensagem para a polícia”, gritaram. ‘Consiga um emprego de verdade!’
Aqui, no meio da semana de trabalho, havia grupos de estudantes (alguns deles, deve-se dizer, decididamente maduros) bloqueando o trânsito de Londres para comemorar o assassinato de 1.200 civis – além do estupro e sequestro de muitos mais.
E eles tiveram a audácia de nos dar um sermão sobre empregos remunerados. Se alguém vai ter problemas para conseguir um emprego no futuro, é provável que seja isso, já que ninguém que seja visto nesta manifestação não será autorizado a chegar perto de uma posição de responsabilidade por algum tempo.
Com a polícia a proibir a cobertura facial no evento e a comunicação social mundial a filmar cada movimento, estes manifestantes devem estar a correr o risco de tornar o seu anti-semitismo visceral tão flagrante. Muitos deles esconderam-se atrás de guarda-chuvas, óculos escuros, keffiyehs palestinianos justos e máscaras médicas.
A polícia tinha motivos suficientes para deter vários deles por violações flagrantes das regras, mas apenas alguns foram apanhados. Nem chegaram ao repertório anti-Israel de “Do Rio ao Mar/A Palestina Será Livre”.
Os oficiais só mais tarde se confirmaram, formando uma barreira humana entre o fã-clube do Hamas e um contraprotesto bastante grande na Russell Square.
A oposição era inevitável dado o timing indescritivelmente agressivo e incendiário da marcha por parte de um grupo que se autodenominava “Coligação da Universidade de Londres”. Qualquer que seja a opinião sobre o bombardeamento de Gaza por parte de Israel, não houve ocasião para marchar pela eliminação dos colonatos judaicos no dia 7 de Outubro – como o governo e a polícia deixaram claro com vários apelos ao fim dos protestos (o secretário da Defesa, Wes Streeting, chamou-os de “vergonhosos”).
Manifestantes pró-palestinos saem às ruas do centro de Londres no terceiro aniversário dos ataques de 7 de outubro a Israel
Um manifestante com uma bandeira israelense junta-se a um contraprotesto ‘Stop the Hate’ durante uma marcha estudantil pró-Palestina.
Cerca de 150, exigiam o fim não só do “genocídio” em Gaza, mas também do próprio Estado de Israel.
Este foi o dia em que as pessoas de todo o mundo recordaram todos os mortos na mais sangrenta atrocidade anti-semita desde o Holocausto.
A mensagem da marcha estudantil foi clara: eles merecem. O público pode perguntar-se como é que a polícia conseguiu encerrar a cidade de Gosport, Hants, durante o fim de semana para evitar protestos contra a chegada de barcos de migrantes, mas não conseguiu impedir um protesto no centro de Londres concebido para provocar a ira máxima entre a comunidade judaica britânica.
A Polícia Metropolitana emitiu um comunicado antecipado dizendo que “a polícia não pode proibir manifestações e só pode pedir ao Ministro do Interior que o faça se o risco de desordem grave for tão grande que não possa ser gerido sob certas condições. Esse padrão alto não combina aqui.
A diferença entre os dois lados é que o contraprotesto foi organizado por uma organização chamada Stop the Hate e teve um organizador designado que recebeu instruções claras da polícia sobre onde poderia protestar. A Secção 11 da Lei da Ordem Pública estabelece que os protestos devem ter um organizador nomeado. Os estudantes manifestantes, convenientemente, não conseguiram identificar nenhum, mas a polícia disse que ainda não os detinha. Foi anunciada como uma marcha entre os dois principais centros da Universidade de Londres, King’s College e University College.
A polícia havia predeterminado um ponto de partida em Lincoln’s Inn Field e um ponto final a 800 metros de distância, em Russell Square, com uma janela de 90 minutos. Se você sair dele – ou cobrir o rosto – corre o risco de ser preso. Os pró-palestinos reuniram-se em círculo no Lincoln’s Inn, faixas e keffiahs espalhados ao redor deles como uma parede protetora enquanto recitavam vários votos dentro do amontoado: ‘A imprensa não! Sem comentários! Sem aviso!…’
Partindo sob a chuva, eles se limitaram ao medley habitual de “Palestina Livre” e não fizeram mais comentários – na maior parte do tempo. Um homem ficou feliz quando lhe perguntei por que escolheram apoiar o Hamas num dia em que o Hamas matou 1.200 pessoas, iniciando uma guerra.
‘Não, não, não! 1.200 não morreram”, exclamou. “Várias centenas de milhares de pessoas morreram nos últimos três anos. Pessoas estão morrendo hoje. Sim, hoje é o dia certo para marchar!”
Coberto por uma bandeira sindical e marchando com um trio de policiais ao seu redor, estava o contra-manifestante Dominic Glazebrook, 58, que disse que um puro sentimento de indignação o motivou a pegar um trem em West Midlands naquela manhã.
Manifestantes do lado de fora da estação de Holborn durante um protesto pró-Palestina em 7 de outubro do ano passado
Um manifestante segura uma bandeira palestina em Londres durante protestos em Londres
‘Liberte a Palestina – do Hamas!’, gritou ele antes de passar para a Palestina: ‘Se todos odeiam Israel, porque é que todos deveriam votar neles na Eurovisão?’ À medida que avançava, as vozes dissidentes cresciam. ‘Eles têm 365 dias para protestar e escolheram hoje hastear a bandeira palestiniana – a bandeira que massacrou israelitas no pior dia desde o Holocausto!’ O árabe israelense Youssef Haddad gritou e pulou no caminho deles.
‘Eu nem sou judeu. Estou aqui lembrando os dois corajosos árabes israelenses que foram mortos em 7 de outubro enquanto tentavam salvar judeus israelenses. Somos todos um. Ele estava vestindo uma camiseta coberta com um código QR anexado a imagens de algumas das atrocidades. ‘Escanear! Escaneie! Ele gritou para todos os que chegavam. ‘Não coma antes de ver.’
À medida que a marcha chegava à Russell Square, os manifestantes ficaram chocados ao ver o tamanho da multidão que os esperava com bandeiras de Israel e da União. ‘Apoiantes terroristas nas nossas ruas!’ Este é o slogan da multidão bastante idosa, alguns deles guardando a sua identidade.
“Esta é uma marcha desprezível e deveria ser proibida”, disse Magda Falka, agitando duas pequenas bandeiras israelitas. ‘Eu nem sou judeu. Sou da Polônia. Mas sou mãe de um estudante britânico e estou chocada com a forma como a geração mais jovem está infiltrada. Veja o Partido Verde chamando o sionismo de racista. Quando começarão a caçar os judeus?
Os contra-manifestantes seguravam cartazes Pare o Ódio que diziam “Xeno-Lee” de um lado e “Genocídio Real” do outro, listando o genocídio Arménio de 1915-17 através do Holocausto, Ruanda e Darfur.
‘Ainda esta semana temos a votação do Partido Verde e agora esta marcha ilegal está a ser celebrada
7 de Outubro e a polícia está a fazer tudo para facilitar isso”, disse Itai Galmudi, 45 anos, advogado e chefe da Stop the Hate. ‘Gostaria de dizer que este é um novo ponto baixo para o anti-semitismo, mas a fossa do campo pró-palestiniano não tem limites.’
Contra-manifestantes reagem enquanto apoiadores da Palestina marcham
No total, a polícia prendeu 11 pessoas, cinco delas sob suspeita de incitação ao ódio racial num protesto separado fora dos escritórios do Conselho de Deputados dos Judeus Britânicos no norte de Londres.
De volta à Russell Square, a procissão de estudantes desapareceu na multidão que se dirigia à Tapeçaria de Bayeux, no Museu Britânico. A contramanifestação cantou músicas folclóricas israelenses até que a polícia foi chamada.
Naquele momento, num timing perfeito, uma carrinha passou por eles com um cartaz eléctrico onde se lia “Vote Verde – Vote Polanski”.
Tudo isto, claro, será exposto nos círculos eleitorais de Holborn e St. Pancras.
Os seus eleitores vão às urnas hoje, com o líder dos Verdes, Jack Polanski, concorrendo para substituir o ex-primeiro-ministro fugitivo Sir Keir Starmer. A van saltou em sua direção.
Relatórios adicionais: Cameron Charters



