Os labradores negros são uma raça de “extrema direita”? Beber lúpulo fermentado em temperatura ambiente torna você um fanático? Os pubs – especialmente os aconchegantes do interior, que cheiram a fumaça de lenha e batatas fritas – são inerentemente bárbaros?
Aparentemente sim. Ou pelo menos de acordo com Jenny Riddell-Carpenter, que foi nomeada ministra da Natureza do Trabalho em julho. Ele disse em um evento paralelo na conferência do partido em Liverpool esta semana que essas coisas o “mantêm acordado à noite” enquanto ele luta com a ideia de uma paisagem rural britânica que “nunca existiu realmente” e nada mais é do que uma “visão nostálgica de extrema direita”.
Em vez disso, insiste ele, deveríamos adoptar “uma abordagem progressista para o campo”. Ah, ah. A palavra “progressista” que sai da boca de um ministro do Trabalho é sempre uma bandeira vermelha.
O que você, eu ou um grupo de arqueiros podemos considerar “progressivo” no contexto rural – restaurar estações de correios locais, melhorar os serviços de autocarros, manter abertas as escolas das aldeias, proteger a vida selvagem, melhorar a gestão das cheias – geralmente não está no topo da agenda do Partido Trabalhista.
O que alguém como Riddell-Carpenter quer dizer quando usa a palavra “progressista” é a ideia de substituir pastagens por campos de trigo e bancos brilhantes de painéis solares.
Está a construir magníficas florestas de turbinas eólicas, a impulsionar centros de dados gigantes, geradores de calor e que esgotam a água, apesar dos apelos desesperados dos habitantes locais, cujas propriedades e vidas foram destruídas como resultado.
Os pubs – especialmente os aconchegantes do interior – são inerentemente feios? Sarah pergunta a Vine. Aparentemente sim, de acordo com Jenny Riddell-Carpenter, Ministra da Natureza do Trabalho
O governo quer alojar milhares de requerentes de asilo do sexo masculino indesejados num campo de migrantes perto da pequena aldeia rural de Piddington.
Está a forçar a falência dos bares rurais com medidas fiscais punitivas, a expulsar gerações de agricultores das suas terras para que os conselhos locais possam comprá-las a baixo custo e a construir enormes conjuntos habitacionais para satisfazer as necessidades dos eleitores da classe trabalhadora, dependentes do bem-estar social.
Está a despejar milhares de requerentes de asilo do sexo masculino indesejados em pequenas aldeias rurais como Piddington e depois a acusá-los de racismo quando levantam preocupações sobre um potencial choque de culturas.
Até agora, essas políticas “progressistas” têm-se limitado principalmente às áreas urbanas e suburbanas: lugares como Epping, por exemplo, Braintree e outros lugares. E veja quanto sucesso eles tiveram lá (não).
Agora é o momento, acredita Riddell-Carpenter, de estender esse “sucesso” à população rural da Grã-Bretanha.
O seu chefe, Andy Burnham, concordou, e ele próprio disse isso, insistindo que “todas as partes do país” tinham de fazer a sua “parte justa”.
E assim, a mão morta da guerra da classe trabalhadora, que já fez tanto para transformar vastas áreas da nossa cidade em fossas, onde jovens mascarados em scooters e bicicletas eléctricas se revoltam sem impedimentos, onde o lixo se espalha pelas calçadas, onde o fedor da erva flutua no ar nocturno e agora chegará a todas as casas. Sufocar o pouco que resta da Grã-Bretanha civilizada.
O farfalhar do salgueiro no couro, uma cerveja com os amigos, os suaves olhos castanhos de um fiel companheiro, uma caminhada até uma casa brilhante, o arrulhar dos pombos florestais: quem diria que estes eram sinais de uma imaginação de extrema direita?
Mas talvez a questão mais importante seja: porque é que o Partido Trabalhista odeia tudo o que há de bom e especial na Grã-Bretanha, porque é que odeia as coisas que nos tornam únicos, porque é que quer apagar até ao último vestígio da cultura rica e excêntrica desta ilha e substituí-la por um lamaçal sem alegria e sem carácter?
Então a ideia de vida rural tem um elemento de nostalgia? Nada de errado com um pouco de nostalgia. Num mundo onde tudo parece cada vez mais ir por água abaixo, a nostalgia é um refúgio perfeitamente inofensivo para uma mente desiludida.
Mas, indo direto ao ponto, a Sra. Riddell-Carpenter é tão estúpida que não percebe a enorme hipocrisia de sua posição?
Incrivelmente, surgiram fotos, compartilhadas pela própria Riddell-Carpenter, de um labrador preto sentado em frente a uma lareira acesa e outro bebendo uma cerveja atrás de um bar em um pub rural.
Não só isso, mas todo este governo parece ser um gigantesco exercício de nostalgia – evidenciado pela intenção do nosso Primeiro-Ministro de levar o país de volta aos dias de glória da década de 1970, quando os sindicatos governavam, quando os impostos aumentaram, quando havia habitação social massiva e quando tudo o que se movia era nacionalizado. Tudo fantasia de extrema esquerda, muitas das quais ele reforçou no discurso de ontem na conferência.
Mas a zona rural britânica não é apenas uma fantasia. É uma parte real, intemporal e bela do património e da pátria desta ilha. Se você arrancar o coração dele, você arrancará o coração da Grã-Bretanha.
Jenny Riddell-Carpenter disse em um evento paralelo na conferência do Partido Trabalhista em Liverpool esta semana que a ideia da paisagem rural britânica nada mais era do que uma “visão nostálgica de extrema direita”.
A vida rural britânica – telhados de palha, pubs que servem comida horrível, mas ótima companhia, caixas de honestidade no final dos passeios das pessoas, jardins de casas de campo, campos de críquete, filmagens em casas de campo, pesca – todas essas coisas não são apenas parte de uma cultura britânica que transcende idade e classe, mas também são aspectos da Grã-Bretanha que nos diferenciam como nação e nos diferenciam em todo o mundo.
Só o turismo rural em Inglaterra contribui anualmente com 13 mil milhões de libras para a economia, criando cerca de quatro milhões de empregos. Estarão todas estas pessoas realmente envolvidas numa “fantasia de extrema-direita”? Claro que não.
Para alguém como eu, cuja família se mudou para Itália no início dos anos setenta (em grande parte, por acaso, para escapar ao caos e à miséria impostos pelo último governo de extrema-esquerda neste país), vejo o interior britânico através dos olhos de um estrangeiro.
Quando criança, voltando para casa para passar as férias e o Natal, sempre fiquei impressionado com o forte contraste entre a paisagem do continente e as vistas que nos saudavam quando descíamos da balsa na zona rural de Kent.
Casas semi-construídas, grandes empreendimentos fabris, prédios altos e barracos de beira de estrada deram lugar a belas casas com campos e pastagens bem cuidadas, caminhos rurais e jardins frontais. Havia uma forte sensação de que as pessoas se orgulhavam do seu pedaço de terra, fosse ele uma pequena casa de campo ou uma enorme propriedade.
O cheiro de labradores molhados no chão de pedra da fazenda da minha tia na Cornualha, rastejando a passo de lesma atrás de um trator por uma estrada rural, parando para esperar algumas ovelhas atravessarem, meio shandy e um pacote de queijo e batatas fritas de cebola: essas eram simples delícias caseiras.
Parecia haver uma ordem e um propósito nisso que achei familiar e reconfortante. A Grã-Bretanha parecia um lugar com a sua própria identidade clara, por vezes bastante estranha e um pouco estranha, mas mesmo assim segura do seu carácter e do seu lugar no mundo.
Por alguma razão inesperada, o Trabalhismo odeia tudo. Para eles, trata-se de império, de privilégio, de algo que não podem controlar ou compreender. É-lhes conveniente, para que possam substituí-los pelos seus próprios pontos de vista e, mais importante ainda, pela sua própria base eleitoral, para desmantelar estas comunidades e tradições, para as ameaçar e intimidar.
É por isso que são pró-imigração e tão relutantes em tomar medidas concretas para limitar o número de pessoas de culturas muito diferentes – e muitas vezes moralmente problemáticas – que chegam às nossas costas. É adequado à sua agenda anti-britânica; Ajuda na erosão final da nossa cultura e, portanto, beneficia-os.
A zona rural britânica representa o último bastião do conservadorismo tradicional com “c minúsculo” e os Trabalhistas estão a apoiá-la. Se estes destruidores conseguirem o que querem, esta terra verde e encantadora, esta paisagem que carrega as memórias de incontáveis gerações do povo britânico, será perdida para sempre. O trabalho irá de facto alargar os céus – e criar um parque de estacionamento.
Por que o Partido Trabalhista despreza tanto as mulheres? Só estou perguntando porque amanhã, 1º de outubro, começa a libertação de criminosos condenados no âmbito do novo plano do governo para reduzir a superlotação das prisões.
Incluem abusadores domésticos, perseguidores e agressores violentos reincidentes cujas vítimas – muitas das quais estão apenas a começar a reconstruir as suas vidas – estremecem perante a perspectiva. Francamente, não sei como Angela Renner, Jess Phillips, Bridget Phillipson e todas as outras chamadas “campeãs das mulheres” do Partido Trabalhista dormem à noite.
Falando em Angela Renner, entendo que ela tenha uma imagem de mulher do povo a proteger, mas será que o Secretário de Estado deveria realmente hospedar um DJ set em uma conferência partidária? O que aconteceu com o status elevado?
Angela Rayner atrás dos DJs na conferência do Partido Trabalhista
Há algumas semanas, escrevi sobre o pesadelo que minha mãe enfrentou ao lidar com intermináveis ’sadmins’ relacionados à morte de meu pai. Muitos de vocês procuraram detalhar experiências semelhantes que minam a alma. E como se a vida dos idosos (e dos seus cuidadores) não fosse suficientemente difícil, Andy Burnham anunciou agora que está a abolir o bloqueio triplo das pensões. Na verdade, este não é um país para velhos (ou mulheres, aliás).