Milhões de britânicos com mais de 75 anos que tomam estatinas podem parar de tomá-la sem aumentar o risco de morte, sugeriram os pesquisadores.
Cientistas franceses descobriram que os adultos mais velhos que não tinham sofrido um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral anteriormente não tinham uma probabilidade significativamente maior de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral nos três anos seguintes à interrupção das pílulas.
Cerca de 8 milhões de adultos no Reino Unido recebem medicamentos que salvam vidas, incluindo cerca de 1,5 milhões com mais de 75 anos.
Aclamados como “medicamentos milagrosos”, são administrados a pacientes em risco de doença cardiovascular (DCV) – uma condição que afecta o coração e os vasos sanguíneos – quando as mudanças no estilo de vida não funcionam.
Estudos anteriores atribuíram ao medicamento a prevenção de cerca de 80 mil ataques cardíacos e derrames na Grã-Bretanha a cada ano.
As estatinas atuam interferindo na produção de colesterol “ruim” pelo fígado – substâncias gordurosas que danificam os vasos sanguíneos e são uma das principais causas de ataques cardíacos e derrames.
Na maioria dos casos – cerca de 75 a 80 por cento – eles são prescritos para prevenir um ataque cardiovascular inicial, em vez de prevenir a ocorrência de um ataque subsequente.
Isso é conhecido como prevenção primária.
No novo estudo, uma equipa liderada pelo Hospital Universitário de Bordéus examinou os possíveis resultados do abandono dos comprimidos em pacientes idosos, em prevenção primária, sem histórico de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.
Milhões de britânicos com mais de 75 anos que tomam estatinas podem parar de tomar o medicamento sem aumentar o risco de morte, sugerem os pesquisadores
Até agora, esses estudos excluíram em grande parte pacientes com mais de 70 anos, observaram os pesquisadores.
O estudo envolveu 1.160 adultos, com idade média de 80 anos, registrados em um clínico geral na França.
Eles foram divididos aleatoriamente em dois grupos – alguns que pararam de tomar estatinas e aqueles que continuaram a tomá-las.
Os tipos de medicamentos testados no estudo foram os principais disponíveis no Reino Unido: sinvastatina, pravastatina, atorvastatina, rosuvastatina e fluvastatina.
Após três anos de acompanhamento, 7,2% dos participantes que pararam de tomar estatinas morreram, em comparação com 7,9% daqueles que continuaram a tomá-las.
Cinco por cento dos pacientes que pararam tiveram um “evento cardiovascular grave” – como um acidente vascular cerebral – em comparação com 4,4% dos participantes que continuaram.
Os ataques cardíacos ocorreram em 2,1% dos que abandonaram o hábito, em comparação com 1,4% dos que continuaram.
E 14 pessoas que pararam de tomar estatinas tiveram um acidente vascular cerebral não fatal, em comparação com 12 que continuaram a tomá-las.
Os autores, cujos resultados foram publicados na revista The Lancet Healthy Longevity, disseram que nenhuma diferença entre os dois grupos foi estatisticamente significativa.
Eles concluíram que a descontinuação das estatinas é “descontinuação das estatinas”, o que significa que não há benefício real em tomar o medicamento.
No entanto, a equipe descobriu um aumento de 50% na lipoproteína de baixa densidade (LDL) – ou colesterol “ruim” – entre aqueles que interromperam o tratamento.
Um aumento do colesterol LDL nos vasos sanguíneos pode causar estreitamento das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e aumentando o risco de doenças cardíacas e derrames.
Especialistas dizem que um nível saudável de LDL fica abaixo de 116mg/dl (miligramas por decilitro).
Os participantes do estudo que pararam de tomar estatinas viram seus níveis de colesterol ruim aumentarem de uma média de 115 mg/dl para 171 mg/dl três meses após parar.
Entre aqueles que continuaram com a estatina, os níveis atingiram em média um nível estável de 112mg/dl.
A equipe reconhece que o estudo tem limitações. Isto incluiu um número relativamente pequeno de participantes e os seus estilos de vida particularmente saudáveis que podem afetar o risco de doenças cardíacas.
Especialistas não envolvidos no estudo pediram cautela. O professor Robert Storey, do Departamento de Cardiologia da Universidade de Sheffield, relatou esta informação “A maioria das pessoas tratadas com estatinas nesta faixa etária não devem ser usadas para informar a tomada de decisões”.
Ele disse que os estudos que analisam os benefícios das estatinas na expectativa de vida devem incluir milhares de pessoas, e os pesquisadores descobriram um risco ligeiramente aumentado de ataque cardíaco.Pelo menos levante uma nota de cautela sobre a descontinuação das estatinas.
O Professor Storey acrescentou que o estudo não encontrou “nenhuma evidência de um efeito prejudicial do tratamento continuado com estatinas” na qualidade de vida.
Ele avisou: “Existe o risco de que (a investigação) encoraje a descontinuação das estatinas em pessoas com mais de 75 anos que, de outra forma, poderiam beneficiar de uma redução no risco de ataque cardíaco”.
Brian Williams, diretor científico e médico da BHF, disse que o estudo forneceu “bons insights”, mas também observou que os resultados foram limitados.
Ele acrescentou: “Os resultados do estudo não devem ser interpretados como evidência de que as estatinas não são mais benéficas.
«Em contraste, para os milhões de pacientes que tomam estatinas no Reino Unido, estas são medicamentos que salvam vidas.
“É importante notar que estas descobertas não são relevantes para os milhões de pessoas com histórico de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outras condições cardiovasculares que as colocam em alto risco.
‘Qualquer decisão de alterar ou interromper as estatinas só deve ser tomada em conjunto com o seu médico.’
Estudos individuais sobre estatinas há muito destacam os seus benefícios.
Um grande estudo de 2013 descobriu que os adultos que tomavam estatinas – cuja idade média era de 57 anos – tinham um risco 14% menor de morrer por qualquer causa, em comparação com aqueles que não tomavam a pílula.
O trabalho, publicado na Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas, viu os pesquisadores analisarem 18 ensaios diferentes ao longo de um período de acompanhamento de cinco anos.



