O orçamento trabalhista parece ter abandonado os planos de aumentar o chamado “imposto sobre mansões” em milhares de outras casas.
Acreditava-se que o chanceler John Healy estava considerando reduzir o limite para propriedades que pagam o imposto de £ 2 milhões para £ 1,5 milhão.
Isso duplicaria o número de propriedades atingidas pelas incursões, para 272 mil, com analistas alertando que uma em cada quatro casas isoladas em Londres seria colocada em evidência.
Encargos de até £ 7.500 por ano recairão de forma mais desproporcional sobre a capital e o Sudeste, já que quatro quintos das pessoas afetadas viverão lá.
A ideia levantou preocupações entre alguns parlamentares trabalhistas, entre eles a ex-ministra do Tesouro Rachel Blake.
Contudo, o senhor deputado Healy concluiu agora que a expansão tarifária – Que entrará em vigor em 2028 – será muito polêmico
Acreditava-se que o chanceler John Healy estava considerando reduzir o limite para propriedades que pagam o imposto de £ 2 milhões para £ 1,5 milhão.
Seu navegador não suporta iframes.
O Sunday Times disse que Healy estava interessado em formar uma opinião pública antes de levantar acusações.
Os agentes imobiliários alertaram que as propostas já desferiram um duro golpe no mercado imobiliário de Londres.
O Chanceler das Sombras, Andrew Griffiths, aproveitou a conferência conservadora na semana passada para prometer reverter o imposto sobre mansões se o partido ganhar o poder.
Kemi Badenoch tentou polir as credenciais dos conservadores como partidários da propriedade de casa própria, prometendo retirar completamente as casas originais do imposto sobre herança.
A ex-chanceler Rachel Reeves anunciou no ano passado uma sobretaxa de imposto municipal sobre casas no valor de £ 2 milhões ou mais.
De acordo com os planos atuais do governo a partir de abril de 2028, casas com valor entre £ 2 milhões e £ 2,5 milhões serão forçadas a pagar £ 2.500 extras por ano.
A conta aumentará para £ 3.500 para propriedades com valor entre £ 2,5 milhões e £ 3,5 milhões e £ 5.000 para casas com valor entre £ 3,5 milhões e £ 5 milhões.
Casas com valor superior a £ 5 milhões serão cobradas £ 7.500.
Espera-se que a taxa arrecade cerca de £ 400 milhões em seu primeiro ano, mas o Tesouro estima que custará pelo menos £ 350 milhões para ser implementada.



