Justamente quando você pensava que o segundo (e quase certamente o último) orçamento de Rachel Reeves não poderia se transformar em farsa, ele conseguiu fazer uma última piada.
Cerca de uma hora antes de o Chanceler comparecer na Câmara dos Comuns para revelar o conteúdo das suas demonstrações financeiras, elas já eram de conhecimento geral.
Num erro sem precedentes, o Gabinete de Responsabilidade Orçamental colocou todos os factos importantes no seu website para que todos pudessem ver.
Este derradeiro acto de incompetência foi uma metáfora perfeita para a monumental incompetência e falta de profissionalismo demonstradas por este governo delirante e pelo seu indefeso Chanceler.
Depois de todos os vazamentos, contra-vazamentos, briefings nos bastidores e reviravoltas, não houve grandes surpresas no orçamento. Foi tão incrível quanto esperado.
Para os britânicos em dificuldades, poupadores, empresários e proprietários de casas, prudentes, ambiciosos e orgulhosamente autossuficientes, antes do Natal era um pesadelo.
Este país está em crise em todas as áreas. A inflação está a aumentar, o crescimento e a produtividade estão estagnados, as despesas sociais estão fora de controlo, o desemprego está numa trajetória ascendente e o custo de vida aumentou.
Então, a Sra. Reeves resolveu algum desses problemas? Infelizmente não. Em vez disso, atingiu as famílias trabalhadoras da Grã-Bretanha com uma operação fiscal de 26 mil milhões de libras para privá-las de um benefício imprudente e insustentável. Como disse a líder conservadora Kimmy Badenoch na sua resposta apaixonada: “Este é um orçamento para a Benefit Street, pago pelos trabalhadores”.
Justamente quando você pensava que o segundo (e quase certamente o último) orçamento de Rachel Reeves não poderia cair ainda mais na farsa, ele consegue fazer uma última piada.
Num erro sem precedentes, o Gabinete de Responsabilidade Orçamental colocou todas as questões-chave no seu website para visualização pública.
A peça central foi a decisão da chanceler de congelar o limite do imposto sobre o rendimento por mais três anos – rejeitando uma medida semelhante no ano passado porque iria “prejudicar os trabalhadores”.
Esta inversão de marcha descarada tirará 8,3 mil milhões de libras dos bolsos dessas pessoas altamente empregadas, trazendo quase um milhão delas para a faixa de taxas mais elevadas e outras 720.000 para a taxa básica.
Aqueles que poupam para as pensões através do “sacrifício salarial”, através do qual aceitam salários mais baixos para manter dinheiro extra nos seus fundos de reforma, foram penalizados.
Se você dirige um carro elétrico, economiza em dinheiro, possui uma casa valiosa, obtém renda com um imóvel alugado ou compartilha dividendos, você também está roubando do seu bolso.
O trabalho está a sobrecarregar até mesmo alguns dos nossos pequenos prazeres – como tirar uma pausa de fim-de-semana ou saborear um cappuccino ou um batido.
E para quê? O levantamento do limite de dois filhos permite que famílias tão grandes desfrutem de um estilo de vida mais confortável e financia fundos para milhões de pessoas que optam por não trabalhar.
Ele diz que está a pedir a todos que contribuam, mas isso não é nada menos que uma redistribuição da riqueza dos trabalhadores para os inertes.
Como disse a líder conservadora Kimi Badenoch na sua resposta apaixonada: “Este é um orçamento para a Benefit Street, pago pelos trabalhadores”.
A Sra. Reeves disse no ano passado, depois de aumentar os impostos em 40 mil milhões de libras no seu primeiro orçamento, que tinha “consertado os alicerces” da economia e “não voltaria para mais”.
Ambas as afirmações são provadas falsas. O seu fracasso abjecto em controlar a despesa pública, ao mesmo tempo que conduz a carga fiscal para níveis estratosféricos, ameaça enviar o país para um “ciclo de destruição” fiscal, de despesa e de dívida.
Antes do seu discurso, o Chanceler anunciou: “Este orçamento é para vós, povo britânico”. A verdade é que se tratava de um orçamento para apaziguar a bancada de esquerda do seu partido, que pensa que o governo pode continuar a gastar sem pagar as contas.
Os trabalhistas entregaram-se a uma fantasia semelhante na década de 1970 e esta terminou mal – inflação de 25 por cento, colapso financeiro e desemprego em massa. Aqueles que estavam lá sentiram uma nítida sensação de déjà-vu.



