Homem que mal podia esperar para segurar as rédeas do poder, Andy Burnham parecia extremamente ansioso para entregá-las a governos estrangeiros.
O seu entusiasmo renovado pela rendição das Ilhas Chagos às Maurícias foi uma abertura incomum para o seu primeiro grande dia no cenário internacional. Mas ele conseguiu um golpe duplo ao levantar o espectro destruidor da alma da Grã-Bretanha regressar à União Europeia.
Mesmo nesta fase inicial do seu mandato de primeiro-ministro, Burnham – que anteriormente afirmou ter havido “dez anos de turbulência política desde o Brexit” – soa como um recorde quebrado nesta matéria.
As suas afirmações bizarras sobre “forças externas” que manipulam o resultado do referendo de 2016 revelam uma obsessão doentia partilhada por muitos na esquerda. Seria melhor para todos os envolvidos – nomeadamente para os contribuintes britânicos – se o Primeiro-Ministro simplesmente tirasse partido das muitas liberdades decorrentes de um voto de saída.
Homem que mal podia esperar para segurar as rédeas do poder, Andy Burnham parecia extremamente ansioso para entregá-las a governos estrangeiros.
Além disso, não há razão para que qualquer administração sã queira inscrever-nos novamente na UE. Os números mostram que o crescimento na zona euro está a decorrer ao mesmo ritmo lento que sob o Partido Trabalhista – embora seja mais lento nos principais Estados-membros, como a França e a Alemanha.
Aparentemente, o primeiro-ministro também não pensou nos obstáculos envolvidos na elaboração de um acordo de reentrada. Mesmo nos melhores momentos, Bruxelas nunca foi uma arena para discussões inteligentes. Será que o senhor Burnham pensa realmente que os eurocratas nos deixarão voltar ao seu clube precioso sem impor exigências descabidas e humilhantes?
Depois de uma década, é hora dos trabalhistas ultrapassarem o Brexit. É também altura de o Primeiro-Ministro parar de insultar a inteligência de todos com comentários enigmáticos, sugerindo que uma influência obscura desencaixou os eleitores em 2016. Quer ele gostasse ou não, os eleitores estavam plenamente conscientes do mandato que lhes foi conferido.
Ainda não se sabe se Burnham conseguirá o mandato democrata para o décimo lugar. Mas se não for capaz de aceitar a vontade expressa do povo britânico sobre o Brexit, talvez devesse perguntar-se se deveria mesmo estar na política.
Sentindo-se estressado
Faltando apenas cinco semanas para John Healy anunciar seu orçamento, a aritmética está ficando mais alarmante a cada dia.
Os números mostram que o sector público contraiu empréstimos de 18,3 mil milhões de libras no mês passado – um aumento de quase um quinto em relação a Agosto de 2025 -, uma vez que as receitas fiscais não conseguiram acompanhar o ritmo das saídas governamentais.
Não é necessário explicitar nas capitais dos blocos que o elemento mais significativo do problema é a cultura destrutiva da esmola fomentada pelo Partido Trabalhista. Os números do Gabinete de Responsabilidade Orçamental mostram como o imposto sobre o rendimento arrecadou 331 mil milhões de libras no último ano financeiro, mas 333 mil milhões de libras de dinheiro público foram destinados a pagamentos de assistência social.
Desde a elevação do Sr. Burnham a Downing Street, não vimos ou ouvimos nada que sugira que ele esteja falando sério sobre a redução da carga de benefícios de alguma forma. Todos os sinais apontam para novos aumentos de impostos que afectam principalmente os trabalhadores que mantêm a Grã-Bretanha à tona.
Foi impossível não ficar impressionado com a observação de Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da IG, que comentou: “O Primeiro-Ministro e o Chanceler sentir-se-ão bastante claustrofóbicos hoje com os muros a fecharem-se à sua volta”.
O resto de nós sabe muito bem como é.



