É para vergonha duradoura de Andy Burnham que ele não tenha aceitado a sua responsabilidade fundamental de proteger a Grã-Bretanha dos Estados inimigos.
Mesmo antes da conferência do Partido Conservador desta semana, ele ficará nos livros de história como o primeiro-ministro que se recusou a dar prioridade ao orçamento militar em detrimento da “segurança social”. Mas a sua posição parece mais indesculpável agora que os Conservadores elaboraram um plano extremamente dispendioso para um novo sistema de defesa contra mísseis e drones.
A iniciativa Britannia Shield, de 10 mil milhões de libras – uma rede integrada de sofisticada tecnologia de radar, sistemas de controlo e mísseis interceptadores – visa proteger infra-estruturas nacionais críticas e bases militares contra ameaças crescentes provenientes do exterior. De acordo com o secretário de defesa paralelo, James Cartledge, o projeto “proporcionará a atualização mais significativa às defesas aéreas do Reino Unido em gerações”.
Segue-se o compromisso da Cemi Badenoch de atingir a meta de longo prazo para os gastos com a defesa – 3% do PIB até 2030 – através de cortes na segurança social e outros realinhamentos prudentes.
Que este é um investimento necessário na nossa segurança – e na liberdade das gerações futuras – não pode ser exagerado. O mundo é um lugar cada vez mais perigoso e, a qualquer momento, a Grã-Bretanha poderá acabar na mira de uma série de inimigos.
Qualquer pessoa que tenha interesse em relações internacionais sabe como Vladimir Putin continua a defender-se da agressão. De vez em quando, a voz dos problemas vinda da China fica cada vez mais alta. O Irão está a tornar-se cada vez mais hostil.
Contra esse cenário febril, a negligência das forças armadas por parte de sucessivos governos deixou a Grã-Bretanha numa posição vulnerável. A decisão de retirar os bombardeiros norte-americanos da RAF Fairford, em Gloucestershire, deixou-nos mais marginalizados do que nunca.
O anúncio do Escudo Britannia surge na sequência de uma promessa do Primeiro-Ministro Badenoch de atingir a meta de longo prazo para os gastos com a defesa – 3% do PIB até 2030 – através de cortes na segurança social e outros realinhamentos prudentes.
Embora a ameaça tenha aumentado – e a realidade de quão expostos estamos tenha se tornado mais clara – o Partido Trabalhista não demonstrou qualquer inclinação real para restaurar a nossa força militar. O Primeiro-Ministro apenas propôs cumprir um objectivo da OTAN em matéria de despesas com a defesa que está longe de ser praticamente irrelevante.
Por diversas razões, o projecto dos Conservadores para um escudo Britannia é uma promessa muito bem-vinda. Oferece perspectivas de emprego muito necessárias, uma indústria transformadora revitalizada e um impulso à posição da Grã-Bretanha no cenário global.
Acima de tudo, porém, promete protecção em tempos de incerteza que o Sr. Burnham – de qualquer forma – não está disposto a dar-nos.
Crescendo com Griffiths
Embora ninguém na sede do Partido Trabalhista pareça ter recebido o memorando, é amplamente aceite que só com cortes nos impostos e nas despesas é que começaremos a ver a Grã-Bretanha prosperar.
Portanto, todo o crédito a Andrew Griffiths por ter contado à conferência conservadora o seu plano de eliminar pelo menos um imposto em cada orçamento se o partido regressasse ao poder.
Segue-se o plano detalhado de Badenoch para acabar com a inchada cultura de benefícios da Grã-Bretanha. Entre eles, estes planos encerram uma esperança real de pôr a economia em movimento novamente depois de mais de dois anos de desgoverno trabalhista.
Falando aos delegados, o Sr. Griffiths observou: “Nenhum país na história pagou uma tarifa em prol da prosperidade”. Se não chegar ao Primeiro-Ministro, gastar até ao último cêntimo em doações de assistência social também não é uma opção.


