Espera-se que milhares de manifestantes saiam às ruas de Paris na terça-feira, enquanto os poderosos sindicatos franceses se juntam aos protestos estudantis de extrema esquerda, que testemunharam violência generalizada e confrontos com a polícia nos últimos dias.
Os estudantes bloquearam as entradas de centenas de escolas secundárias para jovens entre os 15 e os 17 anos desde o final de Setembro, queixando-se de professores ausentes, horários excessivos, salas de aula dilapidadas e edifícios que não conseguem lidar com o aumento das temperaturas.
Os protestos rapidamente se tornaram violentos, com estudantes ateando fogo a latas de lixo, incendiando abrigos de ônibus e entrando em confronto com a polícia antimotim, que respondeu com cassetetes, gás lacrimogêneo e disparos de controle de tumultos.
O governo afirma que 215 estudantes e 715 policiais ficaram feridos desde o início dos protestos, com um jovem de 15 anos perdendo um braço na segunda-feira ao pegar uma granada lançada por agentes de choque.
Imagens da cena mostraram vários jovens cuidando dele enquanto ele estava deitado na calçada. Seu braço esquerdo parecia estar faltando, substituído por um coto ensanguentado.
Várias pessoas são ouvidas gritando no vídeo. Mais tarde, ele foi visto se afastando lentamente da cena.
Outros relatos dizem que ele perdeu o braço até o cotovelo, mas isso não foi confirmado.
Gás lacrimogêneo foi disparado durante protestos contra a atual situação educacional em todo o país em Nancy, França
Estudantes do ensino médio se reúnem para protestar contra a atual situação educacional em Nancy, França
Polícia entra em confronto com estudantes do ensino médio que protestam contra a atual situação educacional
Bombeiros chegam para apagar o incêndio em frente à Escola Secundária Jean-Louis Seifal
A agitação eclodiu poucos meses antes das eleições de 2027 para escolher um sucessor para o mandato máximo de dois mandatos do presidente centrista Emmanuel Macron.
Mais protestos são esperados em todo o país depois que as aulas foram interrompidas em 589 dos 3.700 liceus e 32 universidades do país na terça-feira, de acordo com o Ministério da Educação e um sindicato estudantil.
Também na segunda-feira, manifestantes de extrema esquerda incendiaram a entrada de uma escola de Paris, prendendo professores e alunos lá dentro.
Imagens tiradas do lado de fora da Escola Secundária Vaculin, em Paris, mostram bandidos violentos ateando fogo na entrada da escola.
Através dos vidros quebrados, chamas podiam ser vistas lambendo a porta da frente da escola. O fogo parece vir do bloqueio.
Segundos depois, dois homens com extintores foram vistos tentando, sem sucesso, apagar o fogo de dentro do prédio.
No entanto, os incêndios florestais aumentaram em tamanho e gravidade. Atrás dele, jovens bandidos foram vistos alimentando o fogo jogando objetos no bloqueio.
A mídia local informou que cerca de 100 estudantes tiveram que ser evacuados da escola, acrescentando que os manifestantes lançaram fogos de artifício contra os bombeiros durante a operação.
A diretora da escola vandalizada, Carol Zerbib, disse que ela foi atacada por um grupo “muito determinado” de homens encapuzados e mascarados que tentaram arrombar sua entrada principal e depois incendiaram-na.
A escola é uma das centenas afetadas pela violência que assola a França desde a semana passada.
Um manifestante solta fogos de artifício durante confrontos de rua com a polícia perto de Paris
Bombeiros realizam operações de combate a incêndios durante protestos contra as atuais condições educacionais
Manifestantes entram em confronto com policiais durante uma manifestação estudantil em Nancy, enquanto as manifestações e bloqueios continuam em torno de várias escolas secundárias.
Muitas instituições educacionais começarão hoje uma segunda semana de fechamento, antes de dias de protestos em todo o país.
Em Lille, norte da França, a escola secundária Gaston Berger foi fechada na manhã de segunda-feira. Os estudantes foram vistos reunidos em torno de uma grande fogueira.
E os portões da Escola Secundária Victor Hugo, em Caiena, no noroeste da França, foram queimados. Os manifestantes parecem ter jogado latas e outros objetos grandes em uma pilha antes de atear fogo.
No centro de Paris, dezenas de estudantes adolescentes protestaram em frente a uma escola enquanto os carros buzinavam. Alguns colegas entraram para assistir à aula.
“Sentimos falta de nossas aulas para lhe dar uma”, dizia uma placa de papelão do lado de fora da Target High School, no terceiro arrondissement de Paris.
Em Bordéus, no sudoeste, alguns estudantes regressaram às salas de aula, enquanto outros continuaram a manifestar-se perante a tropa de choque.
Alguns manifestantes em frente à Escola Secundária Gustave Eiffel atiraram fogos de artifício contra a polícia, que esporadicamente respondeu com gás lacrimogêneo.
As autoridades esperam cerca de 20.000 a 40.000 manifestantes em Paris na terça-feira.
O gabinete do primeiro-ministro Sébastien Lecornu apelou à realização de comícios “pacíficos”, apelando ao regresso a “uma oposição estruturada, legal e democrática”.
Sophie Binet, chefe do sindicato CGT, disse que os seus membros estariam lá “para proteger os estudantes do ensino secundário”.
Vários sindicatos acusaram a polícia de usar força desproporcional contra os manifestantes.
O ministro do Interior, Laurent Nunez, disse na noite de segunda-feira que a polícia abriu 10 investigações internas desde o seu início.
Alunos do ensino médio de todo o país protestam contra o estado atual da educação
Polícia detém estudantes da Universidade Sorbonne após confrontos no campus
Polícia entra em confronto com estudantes do ensino médio que protestam contra a atual situação educacional
Alunos do ensino médio protestam contra o estado atual da educação
O governo tentou responder às alegações de que activistas de extrema-esquerda sequestraram movimentos de protesto.
Segundo o ministro da Educação, 24 escolas foram queimadas ou vandalizadas desde o início do movimento.
Mais de 5.000 pessoas foram presas, 87% das quais eram menores. O gabinete de Lecornu disse que 85 professores também ficaram feridos.
O Primeiro-Ministro tentou resolver o problema do desaparecimento de professores e renovar edifícios degradados.
O governo está a exercer pressão para que haja legislação que obrigue os responsáveis pelos danos à propriedade pública a pagarem eles próprios as reparações, em vez de utilizarem fundos públicos.
Lecornu disse que o projeto de lei poderia permitir a recuperação do dinheiro da compensação proveniente de abonos de família e benefícios de moradia, garantindo ao mesmo tempo uma renda mínima.
O líder sindical Binet disse que iria “visar as famílias mais vulneráveis”.



