Um novo estudo canadiano liderado pelo professor Harvey Anderson, da Universidade de Toronto, acrescenta à crescente evidência de que os produtos lácteos integrais podem fazer parte de uma dieta saudável.
Num estudo de 12 semanas, 74 adultos consumiram quantidades variadas de laticínios em diferentes condições dietéticas. Os pesquisadores descobriram que comer três porções de laticínios integrais por dia não teve efeitos negativos no peso corporal, na composição corporal, no metabolismo energético ou nos níveis de lipídios no sangue. As descobertas foram publicadas recentemente Revista de Nutrição.
Por que os laticínios integrais há muito suscitam preocupações?
Os laticínios contêm gordura saturada, que tem sido tradicionalmente associada ao colesterol elevado e ao aumento do risco de doenças cardíacas. Como resultado, as recomendações dietéticas no Canadá e em muitos outros países geralmente encorajam as pessoas a escolher produtos lácteos sem gordura ou com baixo teor de gordura como forma de reduzir a ingestão de gordura saturada.
Anderson, professor de ciências da nutrição na Faculdade de Medicina Temerty da U of T, diz que as evidências da pesquisa em humanos nem sempre correspondem a essas preocupações. vários estudos humanos Nenhuma associação foi encontrada entre a ingestão de laticínios integrais e resultados prejudiciais à saúde. alguns estudosEnvolvido pesquisa recente Pesquisadores liderados pela Professora de Medicina Médica Cozeta Milicu também relataram efeitos positivos ou protetores associados ao consumo de laticínios.
Testando três porções diárias de laticínios
Para o estudo atual, os pesquisadores designaram aleatoriamente 74 adultos com sobrepeso ou obesos para um dos três grupos de dieta. Um grupo seguiu uma dieta pobre em laticínios e com restrição calórica. O outro grupo seguiu uma dieta neutra em termos de energia que incluía três porções de laticínios por dia. O terceiro grupo seguiu uma dieta irrestrita que incluía três porções diárias de laticínios.
Todos os participantes receberam orientação para seguir o Guia Alimentar Canadense, e aqueles designados para os grupos de laticínios receberam laticínios integrais durante todo o estudo.
Após 12 semanas, os pesquisadores não encontraram diferenças significativas no ganho de peso, composição corporal ou níveis de colesterol entre pessoas que seguiam uma dieta pobre em laticínios e pessoas que comiam três porções de laticínios todos os dias. No entanto, os participantes que consumiram mais laticínios melhoraram a pressão arterial e consumiram mais cálcio, proteínas e vitamina D.
“Aqueles que consumiram três porções de laticínios não apresentaram níveis adversos de colesterol ou lipídios no sangue ou evidências de resistência à insulina”, diz Anderson.
Por que os laticínios podem se comportar de maneira diferente da gordura saturada?
A aparente incompatibilidade entre os danos esperados da gordura saturada e os efeitos neutros ou benéficos observados em alguns estudos sobre laticínios pode ser explicada pelo que os pesquisadores chamam de hipótese da matriz láctea.
Esta ideia afirma que a composição física dos lacticínios afecta a forma como os seus nutrientes são digeridos, absorvidos e, em última análise, afectam o corpo. Por outras palavras, os efeitos de um alimento na saúde podem depender da forma como os seus componentes interagem, e não apenas da quantidade de um único nutriente nele contido.
“Nos laticínios, ele contém duas proteínas – caseína e soro de leite – que se unem à gordura e a uma mistura de nutrientes”, diz Anderson.
Segundo Anderson, essa estrutura complexa permite que os nutrientes dos laticínios sejam entregues lentamente ao organismo. Isto pode ajudar a explicar por que os efeitos da ingestão de laticínios podem diferir daqueles estimados pela observação de diferentes gorduras saturadas ou outros nutrientes individuais.
Importância potencial para idosos
Anderson diz que as descobertas podem ser especialmente importantes para os adultos mais velhos. Como as pessoas geralmente precisam de menos energia à medida que envelhecem, algumas pessoas podem ter dificuldade para consumir proteínas e outros nutrientes essenciais suficientes, ao mesmo tempo que mantêm adequada a ingestão geral de calorias.
Para muitos idosos, os laticínios já são um alimento familiar que fornece quantidades adequadas de energia, proteínas e outros nutrientes. Anderson diz que pode, portanto, oferecer uma forma prática de ajudar a satisfazer as necessidades nutricionais sem aumentar o risco de diabetes ou outras doenças crónicas.
De forma mais ampla, os resultados apoiam uma abordagem à investigação nutricional e à orientação dietética que considera principalmente os alimentos integrais, em vez de avaliar os alimentos com base em nutrientes individuais.
Com as tendências nutricionais em constante mudança e os conselhos dietéticos às vezes parecendo contraditórios, Anderson oferece uma mensagem simples: “Mantenha a simplicidade, coma uma variedade de alimentos e não coma nada demais”.
Esta pesquisa foi apoiada pelo Programa Canadense de Parceria Agrícola AgriScience e pelo Dairy Research Cluster 3 no âmbito do Programa Mitex Accelerate.



