Início Ciência e tecnologia Cortar alimentos doces não reduz os desejos nem melhora a saúde.

Cortar alimentos doces não reduz os desejos nem melhora a saúde.

9
0

Um novo ensaio de seis meses mostra que a quantidade de alimentos com sabor doce que as pessoas comem não altera o quanto elas apreciam a doçura. Os investigadores não encontraram diferenças significativas em várias medidas relacionadas com doenças cardíacas e risco de diabetes entre pessoas que seguiram dietas com níveis elevados, baixos ou médios de adoçantes.

As descobertas questionam os conselhos de saúde pública que incentivam as pessoas a reduzir os alimentos com sabor doce como forma de combater o excesso de peso e a obesidade. Os pesquisadores argumentam que os alvos mais importantes podem ser a ingestão de açúcar e alimentos ricos em energia, em vez de adoçantes.

As preferências gustativas não mudaram devido ao consumo de adoçantes

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade e Pesquisa de Wageningen, na Holanda, e da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido. As descobertas foram publicadas em Jornal Americano de Nutrição Clínica.

“As pessoas têm um amor natural pelos sabores doces, e é por isso que muitas organizações, incluindo a Organização Mundial de Saúde, fornecem aconselhamento dietético para reduzir completamente a quantidade de adoçantes nas nossas dietas”, disse Katherine Appleton, professora de psicologia na Universidade de Bournemouth e autora correspondente do estudo. “No entanto, os nossos resultados não apoiam este conselho, que não considera se o sabor doce provém do açúcar, de adoçantes de baixas calorias ou de fontes naturais”.

Os pesquisadores recrutaram 180 participantes e os dividiram em três grupos. Um grupo seguiu uma dieta com alto nível de doçura, outro com baixo nível de doçura e um terceiro com nível médio de doçura.

Os sabores doces nos alimentos vêm de muitas fontes, incluindo açúcar, adoçantes naturais e adoçantes de baixas calorias. Esta distinção é importante porque os alimentos podem ter sabor doce por diferentes razões nutricionais. Por exemplo, as frutas contêm açúcares naturais juntamente com vitaminas, fibras e outros nutrientes, enquanto alguns alimentos processados ​​podem conter adição de açúcar sem fornecer os mesmos benefícios nutricionais.

Pouca diferença encontrada no teste de seis meses

Após um mês, três meses e seis meses, os participantes foram questionados se o seu gosto por alimentos doces ou a sua percepção da doçura tinham mudado.

Os pesquisadores também monitoraram o peso corporal e coletaram amostras de sangue e urina. Essas amostras foram usadas para procurar alterações nos marcadores associados ao risco de diabetes e à saúde cardíaca. Esses marcadores podem ajudar os investigadores a avaliar se as mudanças na dieta estão a afetar os processos associados ao controlo do açúcar no sangue, ao metabolismo ou à saúde do coração.

No final do ensaio de seis meses, os investigadores não encontraram diferenças significativas entre os três grupos em nenhuma das medidas examinadas. As pessoas que comem mais alimentos com sabor doce não desenvolvem muito gosto pela doçura, enquanto as pessoas que comem alimentos com sabor menos doce não perdem o gosto por ela.

Houve também uma tendência de os participantes retornarem aos níveis anteriores de consumo de alimentos doces após o término do estudo.

Os pesquisadores levantaram questões sobre o conselho de reduzir alimentos doces

Com base nos resultados, a equipa de investigação afirma que as organizações de saúde pública poderão ter de reconsiderar as recomendações que visam amplamente os alimentos com sabor doce, como parte dos esforços para combater o excesso de peso e a obesidade.

Os pesquisadores enfatizam que adoçantes e açúcar não são a mesma coisa. Um alimento pode ser doce porque contém açúcar, um adoçante de baixas calorias ou um açúcar natural. Além disso, alguns alimentos que não têm um sabor particularmente doce podem ainda conter quantidades substanciais de açúcar.

“Não se trata de comer menos alimentos açucarados para reduzir os níveis de obesidade”, disse o professor Appleton. “As preocupações com a saúde estão relacionadas com o consumo de açúcar. Alguns produtos de fast-food podem não ter sabor doce, mas podem conter níveis elevados de açúcar. Da mesma forma, muitos produtos naturalmente doces, como fruta fresca e produtos lácteos, podem trazer benefícios para a saúde. O aconselhamento público, portanto, precisa de se concentrar em como as pessoas podem reduzir a quantidade de açúcar e de alimentos ricos em energia que consomem”, concluíram.

Alimentos densos em energia têm um conteúdo calórico relativamente alto em pequenas quantidades. Muitos alimentos altamente processados ​​se enquadram nesta categoria porque podem ser ricos em açúcares adicionados, gorduras ou ambos.

O estudo sugere que a simples redução da exposição aos sabores doces pode não ser suficiente para mudar as preferências das pessoas ou melhorar as medidas de saúde testadas ao longo de seis meses. Em vez disso, os investigadores dizem que a orientação dietética pode ser mais útil quando se concentra na qualidade nutricional dos alimentos, particularmente no seu teor de açúcar e calorias, em vez do seu sabor doce.

Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui