A cada geração ou mais, o curso da democracia francesa é determinado no caminho. Sem dúvida isso aconteceu novamente neste fim de semana. Ou, embora tenha sido instigado pela extrema esquerda, beneficiaria a extrema direita.
Aqueles que assistiam à distância não entendiam a escala ou a ferocidade do que havia acontecido. Os tumultos – beirando a guerra urbana – que varreram o país a partir da tarde de sábado foram os piores em muito tempo.
As queixas de estudantes do ensino secundário sobre o tamanho das turmas, a falta de professores e o desmoronamento das escolas decorrem há um mês, por vezes envolvendo violência esporádica. Nos últimos dias, juntou-se-lhes um ressurgimento de “coletes amarelos” – cidadãos franceses comuns das províncias que lutam para sobreviver com o aumento dos preços, que vieram à tona pela primeira vez em 2018, protestando contra os elevados preços do gasóleo, que subiram novamente juntamente com outros custos.
‘Jeunes et Jaunes’ – os jovens e os amarelos – foram planejados para se reunirem em marchas em todas as grandes cidades no sábado. O dia transcorreu bastante tranquilo. De facto, os jovens e os amarelos marcharam juntos, acompanhados por professores, pais, sindicalistas – números nacionais entre 500.000 (estimativas da polícia) e 800.000 (estimativas dos organizadores).
Houve poucos problemas. Até que o protesto oficial terminou e os organizadores se retiraram. Foi então que uma força mais aterrorizante e violenta assumiu o controle. Isto acontece frequentemente no final dos protestos franceses. Mas desta vez a desordem foi extraordinária.
Ontem de manhã examinei as primeiras páginas dos principais jornais regionais de domingo na França (não existe realmente uma imprensa nacional francesa). Todos tinham fotos de edifícios em chamas e hooligans em fúria, com a palavra “caos” no título do banner acrescentada por alguns – “motim”.
Na verdade, isso foi um eufemismo. Quase todas as grandes cidades e centros urbanos eram um campo de batalha.
Os tumultos que eclodiram em França na tarde de sábado foram os piores em muito tempo, alertou Andrew Neil (foto: Câmara Municipal de Limoges em chamas)
Embora o protesto tenha começado oficialmente de forma pacífica, forças violentas assumiram o controle quando os organizadores partiram, atacando-os com bandidos.
O coração de Paris, dos Campos Elísios à Bastilha, era como um campo de batalha. Havia lixo por toda parte. O saque em massa foi o pior que alguém poderia imaginar. Jovens mascarados, quase todos vestidos de preto, muitos com keffiyehs, saíram da loja com sacolas cheias de roupas, tênis e smartphones. A polícia simplesmente não conseguiu lidar com a situação.
“Houve um nível de violência que acredito que nunca vimos antes”, disse o abalado vice-prefeito da capital. Foi ainda pior na segunda cidade de França, Marselha, onde a polícia foi forçada a recuar e perdeu efectivamente o controlo do centro da cidade durante várias horas.
A rua principal de Lyon, a elegante terceira cidade de França e capital gastronómica, foi devastada por saqueadores – janelas partidas, prateleiras esvaziadas, detritos por todo o lado. Os postos de turismo foram incendiados e deixados a arder – porque bandidos mascarados não deixavam os bombeiros entrar. Todos os inúteis presidentes de câmara verdes da cidade podiam concordar que era uma vergonha ser “inaceitável”.
Nenhum grande centro urbano foi poupado à agitação. De Nice, no sul, a Lille, no nordeste, de Bordéus, no oeste, até Grenoble, no sudeste, a França foi envolvida numa orgia de violência, incêndios criminosos, saques, roubos e destruição. Até as prefeituras de Marselha e Lille foram atacadas e gravemente vandalizadas.
Isto é importante em França, onde os presidentes de câmara eleitos têm poder real e a cidade ou câmara municipal – o Hôtel de Ville – é considerada o símbolo local da democracia republicana. O que torna a destruição da Câmara Municipal de Limoges talvez a pior e mais totêmica atrocidade do fim de semana.
Um gracioso edifício neo-renascentista concluído em 1883 – o orgulho de uma cidade encantadora situada entre Paris e Bordéus – ostenta uma bela fachada encimada por um campanário, dominada no interior por uma majestosa e grandiosa escadaria formal. É agora, enquanto escrevo, um desastre fumegante.
A raiva no país era palpável – e rapidamente a maioria das pessoas percebeu que nada desta anarquia era espontâneo.
Foi organizado por activistas de extrema-esquerda com a intenção de usar protestos legítimos para semear o caos, inspirados pelos seguidores de Jean-Luc Mélenchon, que combinou as fantasias de esquerda de Jeremy Corbyn com a agitação de um charlatão veterano – tornando-o ainda mais perigoso.
A estes extremistas de extrema esquerda juntaram-se jovens bandos criminosos do “banlieu”, os subúrbios miseráveis que agora circundam a maioria das vilas e cidades francesas, onde famílias de imigrantes se instalaram, muitas vezes com algum desconforto e com pouca esperança de fuga.
Como ambos os grupos são jovens, geralmente vestidos de preto e escondidos atrás de máscaras ou balaclavas, não é fácil distingui-los e há certamente alguma sobreposição entre os dois. Mas juntos formam uma força poderosa para a agitação urbana.
O fraco e moderado primeiro-ministro francês, Sébastien Lecorne, foi bastante claro neste ponto. Ele culpou os “grupos de extrema esquerda” pela “violência organizada” e pelos “criminosos” que “se juntaram à pilhagem e à destruição”. Mas forças sistêmicas mais profundas estão em ação.
Os motins foram orquestrados por activistas de extrema-esquerda com a intenção de usar protestos legítimos para semear o caos incitado pelos seguidores de Jean-Luc Mélenchon, escreve o nosso colunista.
Independentemente do que a direitista Marine Le Pen faça nas eleições da próxima primavera, todas as sondagens mostram-na como vencedora – especialmente se o seu principal adversário for um charlatão Mélenchon como Corbyn.
Os franceses esperam que o Estado seja omnipresente nas suas vidas. No entanto, o país já não produz os recursos necessários para financiar o que os franceses querem que o Estado faça por eles. O que é muito – desde oscilações generosas até um grave bem-estar social e muita grandeza estatal no meio. A economia da França estagna. Mas os franceses recusaram-se a reduzir as suas reivindicações sobre o Estado.
Ironicamente, a razão da estagnação é que o Estado é demasiado grande. Em muitos aspectos, a França é a ideia de paraíso de Andy Burnham. Os gastos públicos representam incríveis 57% do PIB da França, os mais altos da Europa depois da Finlândia.
O estado possui quase todos os serviços públicos, transportes públicos, energia e utilidades. O que não possui, controla através de ampla regulamentação e subsídios estatais. Espera-se que as organizações privadas trabalhem em conjunto com o Estado.
De uma população adulta de 55 milhões, mais de 30 milhões dependem do Estado para a maior parte dos seus rendimentos – pensões, empregos públicos, pagamentos de segurança social. A estagnação económica não fez nada para os fazer perceber que tinham de se contentar com menos dinheiro.
As pensões do Estado representam 14% do PIB, seis pontos acima da média europeia. Os reformados beneficiam frequentemente de rendimentos mais elevados do que os trabalhadores que são tributados para pagar as suas pensões. No entanto, todas as tentativas de reforma, incluindo o aumento da idade da reforma (pelo menos na Europa), são recebidas com indignação – e, inevitavelmente, com protestos nas ruas.
A dívida e o défice da França fizeram com que a Grã-Bretanha parecesse quase sã. A dívida nacional está perto de 120% do PIB (contra os nossos 100%). O défice orçamental anual é de 5% e está a aumentar (estamos perto dos 4% e a diminuir). No entanto, a procura custa sempre mais. Os cortes propostos foram rejeitados. O governo não consegue sequer aprovar o orçamento de 2027 no parlamento.
A França precisa desesperadamente de reformas – mas como todos os presidentes recentes descobriram às suas custas, desde Chirac na década de 1990 até Macron hoje, o país é irreformável. Adicione a imigração em massa – a chegada de cerca de 5 milhões de imigrantes muçulmanos de África e da Ásia em tempos relativamente recentes – e o problema é ainda mais complexo.
A economia francesa não cria empregos para eles (pelo menos um em cada cinco jovens imigrantes está desempregado). A França adicionou assim uma caixa de pólvora social tóxica ao ciclo fatal do declínio económico.
Esse é o contexto deste fim de semana. As cenas horríveis de carnificina e anarquia que dominaram as telas da TV francesa tornam inevitável a vitória da direitista Marine Le Pen nas eleições presidenciais da próxima primavera. Não importa contra quem ele enfrente, todas as pesquisas o mostram como o vencedor. Se terminar entre ele e Mélenchon, ele vence por uma vitória esmagadora de dois para um.
Isso não seria o fim dos problemas da França. Longe disso. Ele não é um reformador. Muito do que ele propõe irá piorar as coisas. Sua aparição no Palácio do Eliseu poderia dividir a França. Sábado, temo, pode ser pior. ‘L’agonie de la France’ ainda não tem fim.